As respostas aos desafios

Para as comunidades Shankivironi, San Jerónimo e Potsoteni, a recuperação não é apenas uma resposta imediata a uma situação crítica, mas uma estratégia de longo prazo que conecta o passado e o presente, e envolve respostas indígenas locais anteriores, assim como conhecimentos indígenas.

A recuperação também trata do cuidado e das práticas de cuidado para o bem-estar das famílias, das comunidades e dos territórios.

English
Español

Práticas, sistemas de cuidados e saberes

Durante a pandemia de COVID-19, as comunidades receberam atenção mínima dos serviços de saúde formais. No entanto, conseguiram cuidar de si mesmas recuperando o uso de plantas medicinais tradicionais para a preparação de bebidas especiais para aliviar os sintomas.

As mulheres e o cuidado de seus entes queridos e comunidades

O papel das mulheres indígenas é essencial no cuidado de seus lares, comunidades e territórios, especialmente em contextos marcados por vulnerabilidades e desigualdades sociais. Os cuidados não se limitam apenas ao âmbito doméstico, mas se estendem à floresta, às plantas e à vida comunitária como um sistema interconectado de saberes e práticas. Nas três comunidades, as mulheres enfrentam desigualdades estruturais e impactos devido ao seu gênero, mas continuam sustentando práticas de proteção e transmissão de saberes para as futuras gerações. 

As mulheres articulam saberes ancestrais com práticas coletivas de cuidado, em estreita colaboração com organizações como OMIAASEC e CARE. Sustentam uma luta constante por justiça, reconhecimento e equidade em suas comunidades.

No caso de Potsoteni, diante da crise sanitária, um dos principais mecanismos de resistência desenvolvidos pelas famílias foi se recolher para suas chacras nas montanhas. Além disso, a principal estratégia foi seguir as diretrizes da CARE, sua organização representativa, que proibiu totalmente o acesso à comunidade por via terrestre e fluvial, impedindo a entrada de agentes externos e alcançando um isolamento eficaz que protegeu as famílias das contaminações.