Coprodução e apoio

Español
English
Capacitação em mapeamento social de riscos socioambientais
Capacitação sobre o uso da Plataforma SEM-FLAMA
Capacitação sobre o uso de material educativo
Livro infantil
Coprodução de materiais educativos
Livreto com recomendações

Co-criação e capacitação

O projeto VOZES em Recuperação foi possível graças à permissão e envolvimento das pessoas que formam às comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, extrativistas e ribeirinhas) que vivem na região que aterrissamos o projeto, sendo eles/as, os funcionários e estudantes das escolas visitadas, aos comunitários e suas lideranças que nos receberam, cozinharam para nós e nos hospedaram; à colaboração de profissionais da área da educação e pesquisa que nos orientaram; e das instituições que atuam no Pará: as Secretarias Municipais de Educação de Santarém e Belterra, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - órgão gestor da Flona Tapajós e Resex Tapajós-Arapiuns, Universidade Federal do Pará, Projeto Saúde e Alegria, a Brigadas de Alter, a Associação Tapajoara e Associação Coomflona e Instituto Mureru Eco.

Ao longo dos quatro anos de execução foram realizadas diversas atividades colaborativas que tornou possível a co-criação de mapas, a capacitação das comunidades no uso de uma plataforma para o monitoramento ambiental e de material educativo; além da elaboração participativa de materiais de comunicação, educação e recomendações.

Capacitação em mapeamento social de riscos socioambientais
 
Nas escolas da Flona Tapajós e Resex Tapajós-Arapiuns, capacitamos docentes e estudantes na elaboração de mapas sociais baseados em imagens de alta resolução de satélites, partindo dos  conceitos básicos de cartografia, como escala, legenda e orientação. Posteriormente foram localizados pontos de referência e realizadas reflexões sobre o território em que vivem e como se interrelacionam, e também sobre o papel da floresta e dos rios para suas vidas. A construção coletiva permitiu a integração de conhecimentos entre diferentes gerações e visões e fomentou discussões sobre como as secas e cheias extremas dos rios, a fumaça dos incêndios e outros problemas socioambientais os afetam e onde estes eventos ocorrem no território ou para além dele. Com base nos pontos levantados, desenvolveram pensamentos sobre possíveis estratégias de mitigação de riscos e impactos destas ameaças que foram georreferenciadas no mapa.

Os mapas co-criados abrangem um amplo conjunto de informações locais que podem ser utilizadas para diversos fins de planejamento comunitário, incluindo engajar e solicitar apoio institucional (ICMBio, etc.), implementar ações e estabelecer novos planos (comunicação, ação, etc.). Além disso, os mapas co-criados também são instrumentos para fortalecer e amplificar as vozes locais, pois apresentam as necessidades das comunidades de forma organizada e estruturada.

Capacitação sobre o uso da Plataforma SEM-FLAMA

SEM-FLAMA é uma plataforma online de acesso gratuito para monitoramento ambiental e gestão de riscos, específica para a região da Flona Tapajós, Resex Tapajós-Arapiuns e os municípios de seu entorno. Ela fornece elementos técnicos que ajudam as populações locais a trabalhar com as agências responsáveis, melhorando suas capacidades organizacionais, de autoproteção e de comunicação. 

Realizamos uma capacitação de como utilizar a plataforma, como monitorar  as ocorrências de incêndios florestais na região da FLONA Tapajós e da RESEX Tapajós-Arapiuns e como construir um plano de ação específico para diferentes grupos sociais, baseando-se em uma escala de probabilidade de ocorrências. A plataforma é um instrumento importante para ampliar e fortalecer as vozes das comunidades em suas demandas relacionadas a ameaças e riscos em seus territórios. A organização social e a comunicação dos riscos é fundamental para que ambos instrumentos funcionem como uma ferramenta para a gestão de riscos socioambientais, tendo as comunidades locais como protagonistas e com capacidade de autoproteção e percepção das ameaças melhoradas.

Conheça a Plataforma SEM-FLAMA

Capacitação sobre o uso de material educativo: “É fogo! A Amazônia” 
 
Foram capacitados professores de oito escolas no uso do material educativo “É fogo! A Amazônia”, com considerações sobre as particularidades e semelhanças enfrentadas pelas comunidades da Resex  e Flona e as do bioma do Pantanal. O material também foi apresentado para as secretarias de educação municipais (SEMEDs) de Santarém, Belterra, ICMBio e para as Associações Tapajoara e Coomflona.

O guia “É fogo! O Amazônia” foi criado para despertar a curiosidade, a observação e o interesse dos estudantes no acompanhamento das condições socioambientais, com enfoque em incêndios florestais e de vegetação. 

A formação funciona como oficinas multiplicadoras; espera-se que os professores o reproduzam entre os/as estudantes e colegas. Um dos produtos fruto da capacitação com o material “É fogo! Amazônia” foi o desenvolvimento do filme de curta-metragem “Fogo no roçado”, escrito pelos alunos/as do 6º e 7º anos da Escola Santa Filomena, Flona Tapajós, Belterra, Pará, e dirigido pelas professoras Lucenir Souza e Lauriane Farias Nobre, no ano de 2023 e lançado no evento Puxirum de Saberes organizado pelo ICMBio e comunidades da Flona e Resex em abril de 2024.

Ver o material educativo
Assista ao curta-metragem

Coprodução de materiais educativos
 
A coprodução de materiais educativos, como história em quadrinhos, desenhos e a troca de mensagens por cartas entre jovens de comunidades do Brasil e da Colômbia, ajudou a conscientizar sobre os riscos e dar visibilidade às suas visões e representações de mundo. No caso das histórias em quadrinhos, os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio das escolas da Flona Tapajós e Resex Tapajós-Arapiuns que participaram do projeto elaboraram suas histórias com base no título - Amazônia: Presente, Passado e Futuro - e com desenhos já apresentados, cabendo a eles dar voz e significado aos personagens. As histórias foram reunidas, e com base nos textos analisados de todos os estudantes, organizamos uma história única, com uma narrativa que fosse representativa do material daquela escola. Ao final, o material foi impresso em papel de alta qualidade e foram distribuídas cópias para todos estudantes que participaram da atividade, professores e para as Secretarias Municipais de Educação de Santarém e Belterra.

Conheça as histórias em quadrinhos

Livro infantil

O livro será desenvolvido em colaboração com os professores das escolas que participaram do projeto Vozes da Recuperação. O livro mostrará, sob uma perspectiva histórica, as mudanças ambientais, climáticas e sociais que ocorreram na Amazônia e incluirá a pandemia da COVID-19. Foram realizados levantamentos sobre os elementos, aspectos e visões que os jovens consideram importante em suas vidas e comunidades para serem representados no livro. Para isso, utilizamos caminhadas guiadas por crianças,  oficina de desenhos e contação de histórias de forma a capturar as visões, imaginário e interpretações da vida cotidiana. A ideia geral do livro foi estabelecida com a narração da história por “Vovózona”, uma antiga Samaúma, que tem um significado único não apenas para os moradores das duas áreas protegidas, mas também compartilhado por muitas comunidades em toda a Amazônia.

Livreto com recomendações

O material em desenvolvimento apresenta os resultados das rodas de conversa com os docentes de oito das escolas da Resex Tapajós-Arapiuns e da Flona Tapajós. O conteúdo foi separado entre barreiras, oportunidades e recomendações gerais. As recomendações visam o fortalecimento das capacidades da comunidade escolar e melhorar a qualidade de vida por meio de ações de prevenção e enfrentamento dos riscos existentes e futuros; além de incentivar a proatividade e a elaboração de ações locais e políticas públicas (projetos, programas, leis etc.).

Voltar ao início