As comunidades no Peru

English
Español

O projeto foi realizado nas províncias de Satipo e Chanchamayo, na região central da Amazônia.

Construímos uma aliança com duas organizações indígenas na floresta central:   

1. A Central Asháninka do Rio Ene (CARE) reúne comunidades nativas nas partes altas e baixas do Ene.

2. A Organização de Mulheres Indígenas Asháninka da Selva Central (OMIAASEC), que se desprende do CECONCEC - Central de Comunidades Nativas da Selva Central, reúne comunidades nativas ashaninka e yanesha na região dos rios Perené e Satipo.

Por sua vez, trabalha-se em três comunidades nativas que são: 

  • as comunidades nativas Shankivironi e San Jerónimo no vale do rio Perené e 

  • a comunidade nativa Potsoteni no vale do rio Ene.

A comunidade nativa de Shankivironi

A comunidade nativa de Shankivironi está localizada no distrito de Pichanaki, província de Chanchamayo, região de Junín. Foi reconhecida oficialmente como comunidade nativa entre 1975 e 1976, após um processo organizativo liderado por famílias ashâninkas que habitavam o território. Atualmente, possui aproximadamente 2470 hectares, organizados em cinco setores.

O reconhecimento legal ocorreu no âmbito do processo de titulação promovido pelo Ministério da Agricultura, o que permitiu estabelecer seus limites comunitários e formalizar sua estrutura organizacional por meio de um conselho administrativo. 

A comunidade nativa de San Jerónimo está localizada no distrito de Perené, província de Chanchamayo, região de Junín, nos arredores do centro populacional de Puerto Yurinaki. Foi fundada por volta de 1946 por famílias asháninkas vindas do Gran Pajonal, e reconhecida legalmente como comunidade nativa em 1979. Originalmente conhecida como a reserva Quinchocre, passou a se inscrever oficialmente como San Jerónimo-Puerto Yurinaki. Seu processo de titulação ocorreu no âmbito da Lei de Comunidades Nativas (1974) e permitiu consolidar uma estrutura comunal com registro formal e representação própria.

A comunidade nativa de San Jerónimo

A comunidade nativa Potsoteni

Potsoteni é uma comunidade nativa localizada na parte baixa do vale do rio Ene, distrito de Mazamari, província de Satipo. Sua população é principalmente asháninka e está distribuída entre uma povoação central (Potsoteni) e um anexo (Alto Tabecharo). A comunidade possui terras tituladas cuja venda ou aluguel é proibida, assim como o estabelecimento de população colonizadora na comunidade. Sua economia baseia-se na agricultura de subsistência, complementada – em menor medida – com a produção de cacau, cítricos e café. Atualmente, no território não se desenvolvem atividades extrativistas, com o objetivo de proteger seus recursos florestais e preservar suas florestas.